Quinta-feira, 19 de Maio de 2005

Há surpresas assim.

3 pistas.jpg


Andava de olhos postos no projecto «3 Pistas». As premissas são lineares e bastante claras: 3 microfones, 3 canais da mesa de mistura activados e uma gravação que, apesar de em estúdio, deverá ser feita como se um prestação ao vivo se tratasse. Para este projecto foi proposto aos músicos que interpretassem 3 músicas (2 originais + 1 versão). Terei sido claro?
Bom, a curiosidade tornou-se maior aquando o concerto dos Quinteto Tati (em formato completamente acústico e no Fórum FNAC do Norte Shopping). A espera manteve-se e o projecto da Antena 3 lá saiu juntamente com o Diário de Notícias há algumas semanas.
O resultado é curioso e exibe, na minha opinião, as qualidades criativas e técnicas dos músicos portugueses. Aparte, os Quinteto Tati - dos quais já esperava o virtuosismo no fantástico «Gota d' Água» de Chico Buarque que é cantado numa tonalidade triste e "abrasileirada" - a grande surpresa vem mesmo dos Mesa. Deste grupo portuense não esperava tanta qualidade. Bom, confesso que não gostei do concerto que assisti há dois anos deles no Ritual Rock (no qual achei que lhes faltava presença em palco, criatividade e garra) o que isso contribuíu para ficar de pé atrás no que diz respeito à formação de Mónica Ferraz. Mas, caramba!, neste CD: «Luz Vaga» soa-me intímo e quente. Escorre como um desabafo dançado entre o piano e contrabaixo; «No One Knows» (dos Queens of the Stone Age) é um arranjo fantástico, berrado como todos os suspiros deviam ser, com uma rítmica vibração das cordas da guitarra acústica.
Quanto aos Toranja não posso dizer o mesmo, «Chaga» (dos Ornatos Violeta) fez com que eu voltasse a sentir ainda mais saudades dos Ornatos Violeta e me perdesse nas audições longas do «Cão» e d'«O Monstro precisa de amigos».Blind Zero soam a eles mesmo e sem grande brilho nem criatividade.
Quanto aos restantes, bons arranjos e audição simpática mas sem merecer destaque.

Ah!, e pois claro... Viva a música portuguesa! "Venham mais cinco", ou mais, projectos destes que eu aprovo logo...


escrito pelo Homem Fantasma às 01:06
link do post | comentar
|
1 comentário:
De Anónimo a 19 de Maio de 2005 às 01:19
Também gostei muito do cd 3 pistas, mas não o ouvi com muito promenor pois ouvi-o sempre enquanto estava a fazer alguma coisa no computador...a prestação que me lembro melhor é mesmo a dos Mesa pois são as duas primeiras faixas do CD...gostei muito=) e depois de ler o teu post tentarei ouvir com mais atenção o cd a ver se a minha opinião diverge da tua, outra vez, em relação aos Toranja =P

Simão

ps:Depois tens q me devolver o cd....ehehehe

ps2: DETESTO AQUELAS LETRAS FILHAS DASimão
(http://omeio.blogspot.com)
(mailto:simaobelchior@gmail.com)


Comentar post

.autor

Cláudio Alves

.pesquisar

 

.Maio 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Das últimas linhas em que...

. «Muito mais vivo que mort...

. Fé semanal - crenças de t...

. Em obras, de novo.

. «Foi por causa da Rita qu...

. Das linhas em que me coso...

. «Fraternidade.»*

. «Fantasmas, somos todos.»...

. «Combate de Gigantes.» *

. «Comemorações».

.links

.som actual

PJ Harvey
Kamikaze

.links

.subscrever feeds